Solicite um orçamento!!


CUPINS

Classe: Insecta
Ordem: Isoptera
Família: Kalotermitidae (madeira seca), Rhinotermitidae (subterrâneos) e Termitidae (arborícola).

Os cupins (térmitas) são insetos sociais que formam colônias de indivíduos interdependentes entre si, onde há sobreposição de gerações e cuidados com a prole. Por serem insetos sociais, assim como as formigas e as abelhas, os térmitas possuem divisão de trabalho em castas, morfológica e funcionalmente diferentes. A população de cupins é, geralmente, constituída por três castas: operários, soldados e reprodutores.

cupim


Consomem apenas celulose (madeira, papel, raízes, folhas, plantas mortas, gesso cartonado, tecidos feitos de algodão, etc), a qual é degradara através de protozoários e bactérias simbiontes que vivem em seus estômagos.
Os cupins são fototrópicos negativos (fogem da luz) e portanto, vivem confinados no interior dos ninhos e, de maneira geral, não possuem olhos sendo que os quimiorreceptores, localizados nas extremidades das antenas em conjunto com elos sensoriais distribuídos pelo seu corpo, são os responsáveis pela percepção dos estímulos olfato e tato.
OBS: siriris ou aleluias apresentam fototropismo positivo.

Geralmente a fundação de uma colônia ocorre a partir da produção de imagos (jovens reprodutores – futuros siriris ou aleluias) por colônias maduras, que após a revoada, pousam, perdem as asas e formam os pares reais. A revoada é possível porque os alados, ao longo de seu desenvolvimento, adquirem fototropismo positivo o que possibilita a sua saída da colônia de origem. O fototropismo positivo é mais acentuado no momento da revoada, sendo que após a perda das asas os cupins tornam-se fototrópicos negativos, como as demais castas que compõem a colônia.

Das espécies adaptadas ao ambiente urbano, muitas têm desenvolvido estratégias de voo que evitam a predação por pássaros e outros animais. Esses cupins realizam as revoadas ao entardecer, quando os seus predadores estão diminuindo suas atividades, e por serem pequenos e de coloração escura passam desapercebidos em locais pouco iluminados. Isso ocorre com maior frequências entre o final de agosto ao final de outubro (Região Sudeste).

cupim alado


TIPOS DE CUPINS:



Faça o seu orçamento!



Ex.: cliente@mail.com.br

Ex.: (00)0000-0000