Solicite um orçamento!!


Formigas

Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae

As formigas são seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade (insetos sociais).

formigas


As sociedades das formigas são formadas por diferentes tipos de indivíduos adultos. Cada um desses tipos constitui uma casta. Sendo assim, uma colônia de formigas é formada numa casta reprodutiva (formada pela rainha e pelos machos) e por operárias que podem se dividir em sub-castas (soldados). As tarefas podem ser distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade do indivíduo.

O ciclo de vida de uma colônia típica de formigas ocorre em três fases: fundação, crescimento e reprodução. Tudo isso acontece dentro do ninho, que pode estar em um tronco de árvore, na serrapilheira de uma floresta, no solo, nos ramos de uma árvore nos batentes de portas, frestas de paredes, ou qualquer orifício dentro das construções humanas.

formigas


Geralmente as espécies de formigas urbanas são poligínicas, ou seja, possuem várias rainhas pertencentes à mesma colônia, facilitando a fragmentação e sobrevivência da colônia.
A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. Isso ocorre após o voo nupcial. Essa casta vive dentro do formigueiro, e é maior que as restantes formigas; perde as asas depois de fecundada, e durante toda a sua vida põe ovos. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro (soldados – subdivisão) e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois. OBS: As formigas urbanas geralmente se reproduzem por fragmentação, não ocorrendo mais o voo nupcial.

A comunicação entre as formigas é realizada através de substâncias químicas chamadas de feromônios. Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas. Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores.
Se alimentam por um processo chamado trofalaxia, onde um indivíduo transfere para outro o alimento que se encontra dentro do seu próprio tubo digestivo porregurgitação. A trofalaxia é induzida pela libertação de feromônios.



TIPOS DE FORMIGAS:

Formiga Louca - Paratrechina longicornis
Urbana

formiga louca

Formiga Acrobática - Crematogaster sp.
Urbana

formiga acrobática

Formiga Argentina - Linepithema humile
Urbana

formiga argentina

Formiga Faraó - Monomorium pharaonis
Urbana

formiga faraó

Formiga Fantasma / Doceira - Tapinoma melanocephalum
Urbana

formiga doceira

Formiga Cabeçuda - Pheidole sp.
Urbana

formiga cabeçuda

Formiga Lava-pés - Solenopsis sp.
Urbana/Jardim

formiga lava pés

Formiga Carpinteira - Camponotus sp.
Urbana/Jardim

formiga carpinteira

Formiga Cortadeira - Atta sp. e Acromyrmex sp.
Urbana/Jardim

formiga cortadeira
formiga cortadeira
formiga cortadeira
formiga cortadeira

Faça o seu orçamento!



Ex.: cliente@mail.com.br

Ex.: (00) 0000-0000