Solicite um orçamento!!


PERCEVEJOS DE CAMA

Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Família: Cimicidae

Percevejos de cama (Cimex sp.) são parasitos que preferencialmente se alimentam de seres humanos, sendo considerados sugadores de sangue, fazendo isso durante a noite. Se pessoas não estiverem disponíveis, eles se alimentam de outros animais de sangue quente, incluindo aves, roedores, morcegos e animais de estimação.

Generic placeholder image


Os adultos de percevejos de cama são marrons ou castanho avermelhados. São de formato oval, achatados dorso-ventralmente e medem de 4,5 a 7,0 mm de comprimento.
Seu formato achatado lhes permite esconder-se facilmente em fendas e rachaduras. O corpo torna-se mais alongado, inchado e de coloração vermelho escura, depois de uma refeição de sangue. As ninfas (fase jovem dos percevejos) são quase incolores e passam a ter coloração marrom após as primeiras refeições.

Generic placeholder image
Adulto de percevejo.


Apresentam o mesmo aspecto dos adultos, mas possuem tamanho reduzido. Os ovos são brancos e pequenos, com cerca de 0,7 mm.

Além das marcas das picadas na pele, que podem variar de pessoa para pessoa, a presença de percevejos de cama pode ser percebida por pequenas manchas escuras no lençol, travesseiro, colchão e outros tecidos em contato com a cama ou outro móvel. Essas manchas, que são as fezes dos percevejos, podem também ser observadas nas paredes ou em qualquer outro lugar por onde os insetos andaram. O percevejo de cama se alimenta de sangue e suas fezes são pequenas gotas de cor marrom ou vermelho escuro, que é o sangue digerido. As cascas dos ovos, insetos mortos e as peles de insetos jovens podem ser encontrados nas proximidades de seus esconderijos. Em infestações graves pode ser percebido um cheiro adocicado, que é proveniente de suas glândulas odoríferas. Esse cheiro é semelhante ao cheiro de maria-fedida, um percevejo de cor esverdeada muito comum em plantas de jardim. OBS: Essas picadas em série, em número de 3 ou 4, são feitas em linha e são bem características de seu ataque. Algumas pessoas demonstram reação alérgica logo após a picada, outras somente após alguns dias ou semanas, enquanto outras não apresentam qualquer marca devido à picada dos percevejos.

Generic placeholder image
Picada de percevejo.


Eles parecem preferir superfícies de tecido, madeira e papel e durante o dia se escondem em locais escuros e protegidos. Podem, ainda, se esconder em porta retratos, tapeçarias, cortinas, tapetes, rachaduras em gesso, molduras de teto, molduras de portas e janelas, caixas elétricas, interruptores e tomadas elétricas, rachaduras de pisos, rodapés, móveis e sob carpetes e azulejos.

Percevejos de cama podem viajar grandes distâncias, já que nós mesmos patrocinamos seu transporte. Hoje, está muito comum a infestação em hotéis, pousadas, hostels etc. Atualmente, não há mais distinção de classe social para que ocorra uma infestação de percevejos. Eles podem estar presentes tanto em hotéis de categorias mais baixas, até as elevadas. Quando ficamos hospedados em algum local infestado, podemos transportar percevejos de um lugar para outro, junto de nossas malas, bolsas, roupas, casacos e qualquer peça de tecido. Nem sempre trazemos o inseto propriamente dito, mas podemos trazer seus ovos, que podem ter sido depositados em nossas roupas, bolsas ou malas. Assim, fazemos o transporte desses insetos de um local para outro, de uma cidade à outra e até mesmo de um país para outro e, durante esse transporte, carros, ônibus e mesmo aviões podem ser infestados. Outra possibilidade é a de trazermos algum móvel infestado por percevejos de cama para dentro de casa, por ter sido descartado por causa de uma infestação. A prática de comprar móveis usados também pode favorecer a entrada dos percevejos de cama em nossas casas.

Generic placeholder image
O percevejo pode estar onde você menos imagina.


Não há qualquer evidência de que percevejos de cama transmitam doenças. Mesmo assim, eles são considerados um problema na saúde pública, uma vez que a qualidade do sono da pessoa que dorme em um local infestado é ruim, o que pode causar letargia, promovendo falta de atenção no trabalho e nas tarefas do dia-a-dia. Além disso, sua presença causa estresse psicológico, interferindo na qualidade de vida do cidadão.



Faça o seu orçamento!



Ex.: cliente@mail.com.br

Ex.: (00) 0000-0000