Solicite um orçamento!!


Pulgas

Classe: Insecta
Ordem: Siphonaptera

As pulgas são insetos ápteros (sem asa), holometábolos (ovo-larva-pupa-adulto), de corpo comprimido lateralmente e providas de cerdas voltadas para trás, apresentando aparelho bucal sugador e coloração castanha, medindo 2,5-3,0 mm em média. As fêmeas são maiores que os machos e apresentam a parte posterior arredondada.

Generic placeholder image


A maior parte das espécies conhecidas apresenta ctenídios (= pentes) nas patas, que são cerdas mais robustas e esclerosadas destinadas à fixação e locomoção das pulgas entre os pêlos dos hospedeiros. Ainda que a locomoção seja essencialmente realizada pelas pernas, para grandes obstáculos, o salto é o recurso comumente empregado. Na fase adulta, a hematofagia (alimentação de sangue) é realizada pelos dois sexos, podendo ser realizada tanto durante o dia quanto à noite. Os estímulos responsáveis para que as pulgas encontrem seus hospedeiros são, principalmente, os visuais e os térmicos. Luz, dióxido de carbono (gás carbônico) e correntes de ar estimulam, apenas, a locomoção.

Generic placeholder image
Pulga no pelo do cachorro.

O ciclo de ovo a adulto é completado em aproximadamente 25-30 dias, dependendo das condições de temperatura, umidade e alimentação obtida pelas larvas. A eclosão ocorre dentro de um a dois dias, 24-36 horas após o primeiro repasto sanguíneo. Cada um dos três instares larvários passa por mudas a cada três dias. Independentemente de suas atuações como vetoras ou hospedeiras intermediárias, as pulgas são incriminadas na transmissão de viroses (mixomatose), doenças bacterianas (tifo murino, bartonelose, salmoneloses, tularemia, peste), protozooses (tripanossomíases) e helmintoses (himenolepíases, dilepidiose, filarioses, infecções por tilenquídeos), bem como podem ser infectadas ou infestadas por outros artrópodos.



Faça o seu orçamento!



Ex.: cliente@mail.com.br

Ex.: (00) 0000-0000