Solicite um orçamento!!


Roedores

Classe: Mamalia
Ordem: Rodentia
Família: Muriadae

A presença do roedor em áreas urbanas e rurais gera agravos econômicos e sanitários de relevância ao homem. Os roedores consomem diariamente uma quantidade de alimentos correspondente a 10% de seu peso. Não obstante, não devemos esquecer que as perdas são muito maiores que a quantidade do produto consumido pelos roedores, o que ocorre devido à contaminação de produtos com urina, fezes, pêlos e agentes patogênicos.

Generic placeholder image


Os ratos também são um problema de saúde pública, sendo transmissores em potencial de diversas doenças como: leptospirose, meningite estreptocócica, erisipela, salmonelose, febre aftosa, toxoplasmose, miocardites, tuberculose, hantavirose, febre pela mordedura, peste bubônica, febre maculosa, enterites, entre outras.

Das mais de 2000 espécies de ratos distribuídas pelo mundo, cerca de 125 são classificadas como pragas e três são consideradas como Sinantrópicas Comensais, ou seja, vivem em contato com o meio urbano, entre nós, e consomem o mesmo alimento que nós. São responsáveis pela maior parte dos prejuízos econômicos e sanitários: Rattus norvegicus (ratazana), Rattus rattus (rato de telhado) e Mus musculus (camundongo).

Generic placeholder image


Um roedor nunca está só. Se uma ratazana, um rato-de-telhado ou um camundongo (esses podem viver, também, solitários ou em duplas – macho e fêmea) foram avistados, certamente, no local há também outros indivíduos da mesma colônia. O número de indivíduos de uma colônia varia conforme as condições ambientais do território habitado.



TIPOS DE ROEDORES:

Rattus norvegicus - Também é conhecida como rato de esgoto, gabiru, entre outros. Possui o corpo robusto, orelhas relativamente pequenas, suas fezes são em forma de cápsulas com extremidade rombuda. Habita tocas e galerias no solo próxima de córregos, lixões, interior de edificações. É hábil nadador e escavador. Seu raio de ação é de cerca de 50 metros em volta das tocas, onde deixam trilhas com manchas de gordura, fezes e pêlos. São onívoros mas preferem grãos, carnes e frutas. Apresentam desconfiança à mudança no ambiente, preferindo locais pouco movimentados.

Generic placeholder image
Orelhas e olhos pequenos em relação ao tamanho do corpo.

Rattus rattus - É conhecido como rato preto, de paiol ou de navio. Apresenta corpo esguio e cauda longa, orelhas sem pêlo, grandes e proeminentes. Habita forros, sótãos, paióis, silos, podendo ainda viver em árvores. É comum no interior de domicílios. É hábil escalador e raramente escava tocas. Seu raio de ação é em torno de 35 metros. Por onde costuma passar, deixa manchas de gordura, pêlos e fezes. Prefere como alimentação legumes, frutas e grãos e, como a ratazana, apresenta grande desconfiança a mudanças no ambiente.

Generic placeholder image
Cauda do mesmo tamanho ou maior que o corpo, orelhas grandes e focinho afilado.

Mus musculus - Conhecido como catita, rato de gaveta, muricha, etc. De corpo pequeno e esguio, apresenta orelhas grandes e proeminentes em relação ao corpo. Habita o interior dos móveis, despensas e armários, é hábil escalador, podendo cavar tocas, seu raio de ação é em torno de 3 a 5 metros. É onívoro, preferindo grãos e sementes. Diferente das outras duas espécie, o camundongo é extremamente curioso, possuindo hábitos exploratórios.

Generic placeholder image
Orelhas bem proeminentes e corpo diminuto.

Faça o seu orçamento!



Ex.: cliente@mail.com.br

Ex.: (00) 0000-0000